quinta-feira, 18 de maio de 2017

TCP recebe maior navio porta-contêineres já atracado na costa brasileira


O TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu, na última quarta-feira, 17 de maio, o maior navio porta contêineres já atracado na costa brasileira, o porta-contêineres Hyundai Loyalt, que tem 339,4 metros de comprimento, 45,6 metros de boca e calado máximo de 14,5 metros. A embarcação saiu da Ásia e, após escalas em Santos e Paranaguá, seguiu viagem para Buenos Aires na Argentina.

O Hyunday Loyalt tem capacidade para até 8,6 mil contêineres, e sua chegada ao porto paranaense comprova a capacidade operacional do cais do Terminal. “A TCP tem realizado constantes investimentos para acompanhar a tendência mundial que é de navios cada vez maiores. Hoje, o cais do Terminal conta com 879 metros e deve chegar a 1.099 metros até 2018, o que nos capacita a receber navios de até 368 metros”.

O Terminal também está investindo na construção de dolphins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que chegará a 500 mil metros quadrados. “Todos os investimentos realizados têm como objetivo dar maior agilidade à operação portuária, tornando a operação por Paranaguá mais competitiva para o armador e para o cliente”, enfatiza.

 Além da modernização da infraestrutura portuária, o Terminal também investiu em um sistema de gestão que deve aumentar a capacidade de 1,5 milhão de TEUs para 2,5 milhões de TEUs até 2018. “O Navis N4 permitiu ao Terminal o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria na interface com os clientes. Fonte/foto: TCP