domingo, 20 de março de 2011

Porto de Paranaguá completa 76 anos






A história do Porto de Paranaguá demonstra sua importância estratégica para a economia de Paranaguá, do Paraná e do Brasil. No princípio, com os ciclos da erva mate, da madeira, do café. Depois vieram os granéis e a movimentação gerada pelo agronegócio. Hoje, o porto contribui para a receita do estado e do País, com movimentação de granéis, contêineres, veículos, fertilizantes e congelados.
Nestes 76 anos de história, o desenvolvimento dos portos foi impulsionado pelo trabalho e dedicação de toda a comunidade portuária que sempre lutou para o crescimento do porto.
Neste aniversário, comemoramos a projeção de um futuro ainda mais promissor, com o compromisso e empenho do governo do estado em transformar, ampliar e modernizar o nosso porto. Vamos superando as dificuldades, vencendo os desafios e buscando melhorar ainda mais.
Parabéns ao Porto de Paranaguá, aos trabalhadores portuários, à comunidade portuária representada pelos exportadores, importadores, operadores portuários, praticagem, prestadores de serviços, autoridades intervenientes e a todos aqueles que permitem com que o Porto de Paranaguá continue sendo um dos mais importantes do Brasil.

Airton Vidal Maron
Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina
Fotos: APPA

História do Porto de Paranaguá






O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”.
Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infra-estruturas portuárias da América Latina. Operando com 20 berços de atracação, sendo que mais dois serão contruídos, totalizando assim 22 berços. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.
No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.

Fonte: APPA
Fotos: Arquivo APPA