sábado, 19 de fevereiro de 2011

APJ Suryavir






APJ SURYAVIR
Ano de construção:1990
Construção co Namura Ltd, Japão
Classe:CCS + IRS
Porto de registo: Kolkata / Índia
Imo n. 8902151
DWT: 71.037
Comprimento total: 225,33
Boca 32,20
Calado max.:13,652 M
Aparenhos de carga: 4 guindastes de 30 toneladas cada
Velocidade: 13 nós








Importação de fertilizantes é recorde em Paranaguá

A importação de fertilizantes pelos portos de Paranaguá e Antonina, no mês de janeiro, foi 76% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado. Foram 750 mil toneladas de fertilizantes importados, a melhor marca alcançada pelos portos paranaenses na história.
Para dar vazão à demanda, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está atracando, simultaneamente, até cinco navios para descarga de fertilizantes, apesar de existirem no cais comercial apenas dois berços preferenciais à movimentação do produto. Fora isso, o Porto dispõe ainda do terminal da Fospar, exclusivo para movimentação de fertilizantes e desde setembro de 2010, o terminal da Ponta do Félix, em Antonina, também está movimentando fertilizantes em dois berços de atracação.
“Estamos procurando adequar da melhor maneira possível nossa logística para atender esta demanda. Hoje, nossa produção diária está variando entre 20 e 25 mil toneladas por dia só no cais comercial e sem chuva”, explicou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
De acordo com Dicesar Santiago de Souza, diretor para assuntos portuários do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), a principal explicação para a alta nas importações de fertilizantes é o aumento de preço das comodities (soja e milho) no mercado externo. “A alta nos preços está causando uma maior procura para plantar a safrinha. O produtor quer aproveitar o bom preço do milho no mercado internacional”, explicou.
Com o preço do fertilizante praticamente estável e alta no preço das comodities, o produtor quer adubar mais a terra, aumentar a produção e a lucratividade. Outra explicação para a alta nas importações de fertilizantes é que muitos produtores resolveram adiantar a compra de insumos para a safra de verão 2011/2012. De acordo com o diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Otimar Hubner, o preço atrativo das comodities no mercado externo tem incentivado os produtores a refazerem seus estoques. “Os insumos importados ainda serão processados. Por isso, o agricultor precisa comprar já o fertilizante, para quando chegar a época do plantio, em julho, agosto e setembro, já estar preparado”, explicou.

Chuva – As condições climáticas dos últimos meses tem afetado em partes a importação de fertilizantes. 30% do mês de dezembro de 2010 foi de chuva, prejudicando a descarga dos fertilizantes. Com isso, houve maior demora na descarga do produto em Paranaguá. Mesmo assim, a produtividade atingida pelo Porto de Paranaguá em janeiro foi alta. “O Porto atingiu médias de meses como julho e agosto, quando chove muito menos”, disse o diretor do Sindiadubos.
O Porto de Paranaguá é o porto que mais importa fertilizantes no Brasil. Em 2010, a Appa registrou o recebimento de 7,2 milhões de toneladas do produto, volume 47% superior ao registrado em 2009 quando o mercado começou a se recuperar da crise que atingiu o setor em 2008.
Fonte: APPA




FOTOS:Fábio Scremim/APPA