quarta-feira, 4 de abril de 2012

"Maersk Buffalo" primeira escala em Paranaguá

Mais um pra coleção entre navios de grande porte a fazer escala em Paranaguá. Desta vez é o "Maersk Buffalo" de bandeira dinamarquesa, a embarcação possui um design bem diferenciado com a super-estrurura bem ao meio. O navio procede do porto de Santos, e segue para o porto de Itapoá devendo carregar 805 contêiners por aqui.


Fotos: Jan Svendesen
MAERSK BUFFALO
Numero IMO: 9313943
Primeiro nome: MAERSK BUFFALO
Bandeira: Dinamarca
Proprietário: Maersk Line
Operador: Maersk
Ano de Conclusão: 2007/06
Velocidade maxima (Kn): 29,2
Comprimento total: 294,1m
Boca: 32,2m
Calado Máximo: 12,2m
Capacidade Máximo de Contêineres: 4300
Contêineres Reefer: 1.400
Porte Bruto (ton): 52.400
Arqueação bruta (ton): 48.800

Novos equipamentos já em operação no TCP

Mesmo sem inauguração oficial, já estão em operação os novos equipamentos destinados ao TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá). São dois novo Portêineres tipo Post-Panamax montados no próprio terminal. Com esses dois ultimos, o TCP passa a operar seis equipamentos deste tipo, sendo dois Panamax e quatro Post-Panamax também dois Harbour Crane HMK 300E totalizando oito equipamento de carga e descarga de navios, aumentado sua produção em cerca de 40%. Junto com os novos portêineres também foram adquiridos seis novos Transtêineres além de nove caminhões totalizando 29 em operação. Esses novos equipamentos fazem parte de investimentos feito pelo TCP, que também prevê aumento do cais em 315mts e criação de um terceiro berço de atracação para navios de contêineres, e um outro com uma moderna infraestrura para receber navios de cruzeiro além de manter uma rampa para os PCC/PCTC, mas o projeto ainda aguarda licença ambientais e toda aquela burocracia que existe no Brasil, mas com previsão de estar em pleno funcionamento em 2013.
PORTÊINERES: Os equipamentos são de fabricação da Irlandesa Liebherr, que geralmente são entregues desmontados, possuem um design diferenciado do que estamos acostumados a ver em portos Brasileiros, mas muito visto em grandes terminais da Europa e também em Buenos Aires.




Fotos: 1,2 : Cleverson de Paula
3 : Adilson Passos
4 : APPA Portos do Paraná
5 : Site Caminhões e carretas