sexta-feira, 22 de abril de 2011

Importação de veículos cresce 95% no Porto de Paranaguá



A importação de veículos pelo Porto de Paranaguá registrou alta de 95% nos primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Até o dia 15 de abril, foram importados pelo Porto de Paranaguá 22,5 mil veículos.
Até a primeira quinzena de abril, o Porto já movimentou, entre exportações e importações, 37,8 mil unidades. O valor é ligeiramente maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
No entanto, as importações têm apresentado alta significativa, refletindo a tendência do mercado que está incentivando as importações em função do preço do dólar. De acordo com Max Frik, gerente de Vendas da Volkswagen do Brasil, o atual panorama cambial tem sido favorável às importações. A Volkswagen é a empresa que mais movimenta veículos pelo Porto de Paranaguá e estima importar cerca de 63 mil unidades este ano, volume até 50% maior se comparado com 2010.
“Pelo Porto de Paranaguá estar próximo de nossa planta de São José dos Pinhais e por termos o benefício do Estado, toda nossa importação se concentra no porto de Paranaguá. Quanto à exportação, dividimos os volumes também com o porto de Santos”, explica Frik.
Movimentação – O Porto de Paranaguá tem registrado aumento na movimentação de veículos ano a ano em função de uma série de medidas adotadas, para atrair clientes. As melhorias logísticas e agilidade no processo de escoamento têm garantido a preferência das operadoras em movimentar veículos pelo porto. As adequações no berço de escoamento de veículo – que está próximo ao pátio de estacionamento – agilizaram toda a movimentação de embarque e desembarque de veículos. Uma ordem de serviço estabelece a prioridade de atracação para os navios de veículos no berço 217, desde que os mesmos cumpram uma movimentação mínima exigida. No caso de navios PCC (exclusivamente de veículos), a movimentação mínima exigida é de 150 veículos por hora. Já os navios Roll-on/Roll-off, que tem carga mista, a movimentação mínima exigida é de 5 mil toneladas por dia.
No entanto, na prática, a movimentação de veículos em Paranaguá é bem mais ágil. A prancha média registrada é de 450 veículos por hora. O porto recebe cerca de 12 navios PCC por mês, que movimentam uma média de 1300 automóveis (por navio) e operam em nove horas, aproximadamente.
No ano passado, o Porto de Paranaguá movimentou 190 mil veículos, volume 39,4% superior ao registrado no ano anterior. Considerando só as exportações, foram 98,8 mil unidades exportadas, um aumento de 46% em relação a 2009. Já as importações também registraram alta de 33% em 2010.
Compradores – Os principais destinos dos carros movimentados pelo porto de Paranaguá são Argentina, Alemanha e México. A Volkswagen, Renault e Nissan são, respectivamente, as empresas que mais movimentam veículos através do Porto.



Fonte/fotos:APPA