sábado, 25 de junho de 2011

Portêineres chegam ao Porto de Imbituba


Depois de 40 dias em alto-mar, os novos equipamentos que prometem trazer mais tecnologia ao Porto de Imbituba chegaram na manhã desse sábado (18). Os Portêineres foram adquiridos pela Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e Carga Geral, no valor de US$ 15 milhões.
A ação faz parte de uma padronização operacional que a empresa deseja fazer em seus três terminais – Tecon Imbituba (SC), Tecon Vila do Conde (PA) e Tecon Santos (SP), que está entre os mais eficientes do mundo e atualmente o maior da América Latina.
s novos guindastes são da fabricante chinesa ZPMC, tem capacidade de atender as maiores embarcações do mundo e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés. Cada portêiner tem capacidade de 65 toneladas em contêineres e a capacidade máxima para cargas especiais pode chegar a 80 toneladas. A aquisição desses equipamentos possibilitará ao Porto de Imbituba receber navios de geração Super Post Panamax. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações.
“O Porto de Imbituba é um dos portos mais bem localizados e estratégicos do país. Com os investimentos feitos pela Santos Brasil nos últimos anos, o Terminal de Cargas e Contêineres (Tecon Imbituba) quer se posicionar entre um dos melhores do mundo e tão logo receber linhas da Ásia, Europa e Américas. Com todo o investimento, quem ganhará com isso é o Porto e o município de Imbituba como um todo ” disse o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, o inicio das operações dos Portêineres Super Post Panamax (previsto para agosto) e o aprofundamento do calado (este último com recursos da União), a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.
“A chegada desses portêineres é um marco importante tanto para a Santos Brasil quanto para a região sul. Com a finalização das obras de ampliação do terminal e os novos equipamentos, o Porto de Imbituba estará apto para a atracação de navios com 8.600 TEUS já no segundo semestre desse ano, beneficiando diretamente toda a comunidade, a indústria e a cadeia logística do Sul do pais” explica Bruno Figurelli, Superintendente do Tecon Imbituba.
Fonte:Porto de Imbituva

Santa Elena







Fotos: Cleverson P. de Paula

Mais uma conquista

Com o apoio de todos, nosso blog chegou a quantia de 5.000 acessos, como já comentei quando chegou a 1.000, eu não imaginava que seria tão aceito, mas vemos que é importante termos representantes em cada porto Brasileiro, para emfim aumentarmos nossos conhecimentos e curiosidades. Obrigado a todos, e principalmente aos meus amigos que deram a maior força no ínicio, Rafael (shipssantos), Marcelo e(equipeshiplovers), e a Érica e a (equipecanaldoporto)valeu amigos, e rumo aos 10.000.