sexta-feira, 15 de abril de 2011

Exportações de açúcar e etanol pelo Porto de Paranaguá crescem no primeiro trimestre

As exportações de açúcar pelo Porto de Paranaguá cresceram nos primeiros três meses de 2011. Até março, o Porto exportou 491 mil toneladas do produto enquanto que no mesmo período do ano anterior foram 431 mil toneladas, o que representou um aumento de 14% no volume.
A partir de abril, tem início a safra sucroalcooleira, que se estende até março de 2012. A expectativa do terminal que mais exporta açúcar por Paranaguá, a Pasa (Paraná Operações Portuárias), é que o crescimento das exportações do produto para a safra 2011-2012 seja pequeno. De acordo com gerente-geral da Pasa, Pérsio Souza de Assis, os volumes não apresentarão aumento representativo porque não houve grande aumento na área de plantio da cana-de-açúcar. “Na safra passada, exportamos por Paranaguá três milhões de toneladas de açúcar. Esta safra, temos a expectativa de exportar 3,2 milhões de toneladas”, disse.
Álcool – De janeiro a março, foram exportados pelo Porto de Paranaguá 21,6 mil toneladas de etanol. O volume é 26,2% superior do exportado no mesmo período do ano passado. No entanto, a expectativa é que a exportação do produto não sofra grandes alterações também. De acordo com Assis, a maior parte da produção brasileira de etanol será destinada para consumo interno, desfavorecendo as exportações.






Fotos/fonte: APPA