domingo, 20 de março de 2011

História do Porto de Paranaguá






O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”.
Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infra-estruturas portuárias da América Latina. Operando com 20 berços de atracação, sendo que mais dois serão contruídos, totalizando assim 22 berços. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.
No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.

Fonte: APPA
Fotos: Arquivo APPA

2 comentários:

  1. boa tarde, a primeira foto historica aerea de paranagua, como conseguir em melhor resolução para um livro,FLAVIO BERGER-47-999846805

    ResponderExcluir
  2. boa tarde a foto aerea historica de paranagua, a primeira, onde consigo em alta para um livro

    ResponderExcluir