sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vale Beijing volta ao serviço

O Vale Beijing, um dos maiores navios do mundo, está de volta ao serviço sete meses depois de ter sido danificado durante o carregamento em Ponta da Madeira (MA). O retorno acontece em meio a indícios de que a China planeja no futuro permitir a atracação de navios do mesmo porte em seus portos. Em 6 de dezembro, um acidente no porto brasileiro de Ponta da Madeira foi um grande revés para Vale em sua campanha para reduzir os custos de frete para a China com uma frota sem precedentes de 35 Valemax, categoria de navios extra-grandes. Os armadores chineses temem que os navios da Vale inviabilizem seu negócio e usaram o incidente para fazer lobby com sucesso de Pequim proibir as embarcações, devido a preocupações de segurança e sua ameaça potencial para a indústria marítima nacional. O Ministério dos Transportes da China aprovou em maio planos para construir berços para navios de minério de ferro de até 400 mil toneladas, uma indicação de Pequim pode, eventualmente, levantar a proibição de navios da Vale. O Vale Beijing deve chegar ao porto brasileiro de Ponta da Madeira em 8 de agosto, depois de concluídos os reparos em um estaleiro sul-coreano. A razão para o acidente ainda está pouco clara. “Vale Beijing" passou por reparos e inspeção entre abril e final de junho e agora está funcionando perfeitamente”, disse um porta-voz da STX Pan Ocean, que deverá entregar seis mega navios até o final de 2013. A proibição da China forçou a Vale a transportar minério de ferro para a China através de um hub de transbordo, nas Filipinas. A Vale também vai abrir um hub na Malásia em 2014 e está considerando projetos na Coreia do Sul e Japão. Fonte: Informativo dos portos

Comissões debatem risco de “apagão” na marinha mercante

O risco de um “apagão” na navegação marítima brasileira será discutido no dia 2 de agosto, por duas comissões da Câmara: de Viação e Transportes; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O debate será às 10 horas, no Plenário 11. A ameaça vem da falta de mão-de-obra para operar navios, segundo o deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que pediu a realização do debate. Ele é integrante da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Infraestrutura Nacional, grupo que já fez um diagnóstico do setor e previu que a marinha mercante, em breve, sofrerá com a falta de pessoal qualificado. “Vamos levantar esses questionamentos e saber porque as pessoas não querem mais trabalhar nessa área”, diz o deputado. “Se não investirmos na área de infraestrutura, vamos estar proibidos de crescer. Estamos nos antecipando antes que o mal aconteça.” Edinho Bez destaca um estudo feito a pedido da Petrobras Transportes (Transpetro) e divulgado no fim do ano passado. A pesquisa confirma o risco de paralisações futuras na navegação marítima brasileira por falta de tripulação. De acordo com o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, o transporte aquaviário representa 3% do total do transporte de cargas no País. Segundo ele, a meta do governo para os próximos dez anos é dobrar a quantidade de produtos administrados em portos brasileiros, chegando a 1,7 bilhão de toneladas. Fonte: Agência Câmara / Luiz Cláudio Canuto Foto: TCP. APPA.

Serviço Rumba, da Maersk Line, passa a operar no Porto Itapoá

Operado pela Maersk Line, o serviço Rumba, que faz rota pela América do Sul, Mediterrâneo, Oriente Médio e Índia, passará a escalar no Porto Itapoá a partir do mês de agosto. A previsão é que o Maersk Laust seja o primeiro navio do serviço a atracar no terminal. Ele está programado para chegar em Itapoá no dia 22 de agosto. Agora atualizado, o serviço Rumba escalará nos portos do Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, Itajaí, Itapoá, Algeciras, Jeddah, Salalah, Jebel Ali, Jawaharlal Nehru (Nhava Sheva), Gênova, Barcelona e Málaga. O Rumba substituirá o serviço Samba (norte da Europa), que desde fevereiro embarcava cargas no Porto Itapoá. Fonte: Informativo dos Portos