quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Lançado edital da dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá

 A Secretaria de Portos da Presidência da República publicou, esta semana, o edital de licitação da dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. O processo foi possível graças ao cumprimento de todas as condicionantes ambientais realizadas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
  
Atualmente, a Appa está realizando a terceira campanha de dragagem, com o intuito de manter a profundidade de projeto do canal, baía de evolução e berços do Porto de Paranaguá. “A preocupação do Governo do Paraná com a dragagem sempre foi intensa e a realização destas obras tem sido nossa prioridade. Estar em dia com a realização destas campanhas e cumprir todos os pré-requisitos ambientais permitiram que a SEP realizasse esta dragagem de aprofundamento”, disse Dividino.

 A licitação está marcada para acontecer no dia 19 de novembro. Será feito um leilão eletrônico e a sessão será aberta às 10 horas. O valor máximo do certame é de R$ 368.635.339,62 e a licitação terá abrangência internacional. Poderão participar do processo empresas isoladas ou consórcio de empresas.

Detalhes – A dragagem de aprofundamento prevê a retirada de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos que permitirão o aprofundamento do canal de acesso aos portos e da bacia de evolução. A área externa do canal passará de 15 para 16 metros de profundidade. Na área intermediária (nas proximidades de Pontal do Paraná), o canal passará de 13,5 para 15 metros de profundidade. O restante do canal passará para 14 metros (hoje são 13 metros de profundidade) e a bacia de evolução passará de 12 para 14 metros.
  
A previsão do contrato é que a obra seja realizada em 18 meses. Com isso, o porto poderá receber embarcações com calado de 12,8 metros de profundidade. Hoje, o limite permitido é de 12,3 metros.

 A obra será paga com recursos do Governo Federal. O edital de licitação pode ser consultado no seguinte link: http://www.portosdobrasil.gov.br/sobre-1/licitacoes/2014/arquivos-rdc-presencial-sep-pr-no-05-2014/EditalSEPRDCEletrnicon052014.pdf.





Fonte/fotos:APPA Portos do Paraná

Dois dos quatro novos "Shiploaders" começam a ser montados em Paranaguá

Estão bem adiantados os trabalhos de montagem dos novos carregadores de navios do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Dois dos quatro novos shiploaders já estão sendo montados no cais do Porto, sendo que o primeiro deles está no último estágio de montagem, no nível quatro dos pórticos superiores.

   Isso significa dizer que o equipamento já atingiu os 42 metros de altura. Agora, os trabalhos seguem na montagem da ponteira do carregador – que é a lança que deposita os grãos nos porões dos navios. Uma vez a lança colocada e erguida, o equipamento chegará a 65 metros de altura. O segundo equipamento, que também já está em montagem, está no nível dois do pórtico superior.


Características – Os novos shiploaders do Corredor de Exportação tem 340 toneladas cada um. O equipamento, bem mais moderno do que o existente, tem gerador próprio, por exemplo. Isso significa dizer que é possível recolher a lança e promover a movimentação de translado (sobre os trilhos) em caso de queda de energia.

   Os equipamentos estão aptos para atender navios de grande capacidade, que conseguem levar cerca de 125 mil toneladas de carga. Os novos shiploaders atingem velocidade de carregamento de duas mil toneladas por hora.

   A aquisição dos equipamentos integram o projeto de modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Os novos carregadores vão proporcionar um aumento direto na produtividade dos embarques dos navios dos granéis sólidos, na ordem de 30%. Ao todo foram investidos R$ 59,4 milhões, em recursos próprios da Appa, na aquisição dos quatro carregadores. As ligações dos equipamentos às correias transportadoras que compõe o sistema de escoamento do Corredor também estão previstas na obra.




Fonte e fotos: APPA Portos do Paraná