terça-feira, 18 de setembro de 2012

Começa obra de expansão do terminal de contêineres de Paranaguá

O governador do Paraná acompanhou nesta segunda-feira (17), em Paranaguá, o início das obras de ampliação do cais leste do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que aumentarão em 25% a capacidade atual da unidade.
O empreendimento do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) receberá investimento de R$ 300 milhões para aumentar em 315 metros o berço acostável do porto, que poderá ancorar os maiores navios de carga da América do Sul.  É um dos maiores investimentos privados no setor portuário no País hoje e o maior em Paranaguá nos últimos 14 anos.  Vai aumentar a capacidade atual do terminal de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 metros) para 1,5 milhão até o final de 2013.
TCP – O TCP foi criado em 1998 a partir de um consórcio de empresas nacionais e internacionais e TCP tornou-se concessionário do terminal de contêineres do Porto de Paranaguá após vencer uma licitação aberta pelo governo estadual.  O terminal possui atualmente 564 metros de cais.  A ampliação em 315 metros permitirá a operação simultânea de três navios porta-contêiner, consolidando o TCP como um dos maiores terminais da América do Sul.  Além das obras, os recursos serão aplicados na compra de equipamentos para o novo píer, entre os quais 4 portêineres super post panamax (guindastes aptos a operar em navios de grande porte), 6 Transtêineres e 12 caminhões.
Fonte: Diário do Estado
 Fotos: Agência estadual de noticias
            Poder Naval