terça-feira, 4 de novembro de 2014

Pontal do Paraná recebe seu primeiro navio no cais da Techint

Chegou, no último domingo (26), e começou a operar, na segunda-feira (27), o navio "Thorco Winter" é o primeiro a desembarcar carga em Pontal do Paraná. A embarcação, que veio da Turquia, atracou na unidade offshore da Techint. Para atender a demanda e realizar esta operação, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) montou um sistema especial, criando temporariamente um novo berço.

De acordo com o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira da Silva Junior, as peças a serem descarregadas – com dimensões variando entre dez e 19 metros de largura por comprimentos que vão de 22 a 33 metros – não poderiam ser descarregadas no Porto de Paranaguá. 

   O navio trouxe 28 estruturas dos módulos que serão montados em Pontal (pancakes) e que integram o projeto P76, um navio-plataforma que está sendo construído pelo consórcio Technip/Techint para a Petrobras. A P76 será utilizada na exploração do pré-sal, com a capacidade de extração de 150 mil barris de petróleo por dia.

   A expectativa é de que todas as plataformas sejam desembarcadas em dez dias. Esta é a primeira leva de equipamentos que está sendo trazida da Turquia – onde os “pancakes” estão sendo produzidos. Nesta primeira carga, foram trazidas quase quatro mil toneladas de equipamentos. Para dezembro, está prevista a chegada de um segundo navio, trazendo as últimas plataformas e que totalizará 6,4 mil toneladas destas estruturas.

   De acordo com o gerente administrativo-financeiro do consórcio Technip/Techint, José Carlos Sá da Silva, o cais do canteiro de obras está sendo ampliado. “Acreditamos que nos próximos cinco meses terminaremos a construção. Serão 300 metros de cais, o que nos tornará aptos para receber o casco do navio que vai compor o projeto P76”, explicou. O casco do navio-plataforma virá da China, completamente montado. A expectativa é que esta estrutura chegue por volta de setembro do próximo ano.

   As demais estruturas da P76 serão montadas no canteiro de obras da Techint, em Pontal. Atualmente, 850 pessoas trabalham no canteiro de obras. De acordo com Silva, 90% destes trabalhadores são do litoral. 











Fonte e fotos 1,2,3,4: APPA Portos do Paraná