sábado, 24 de novembro de 2012

Capitania dos Portos do Paraná amplia navegação para navios de contêineres

Em portaria divulgada nesta semana, a Capitania dos Portos do Paraná ampliou a navegação pelo canal de acesso aos portos paranaenses.  A partir de agora, o Porto de Paranaguá terá condições de receber navios de até 335 metros de comprimento, no período diurno, e de até 306 metros de comprimento no período noturno.   Esta é a segunda vez, no mês, que a Capitania dos Portos do Paraná expande as condições de navegação pelo Canal da Galheta. Para o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, isso é o reflexo da nova infraestrutura marítima do Paraná. Nos últimos anos, a APPA - em total sintonia com a Autoridade Marítima - realizou importantes intervenções como o estabelecimento de contratos de manutenção da sinalização náutica, campanhas de sondagens batimétricas e agora, por último, finalizando a dragagem no principal trecho de navegação do Porto.      
  A dragagem de manutenção, iniciada no dia 18 de julho, está concluída no canal principal. “A dragagem já reestabeleceu a profundidade, de 15 metros, e a largura, de 200 metros, do Canal da Galheta. Agora, estamos realizando a dragagem de sobre largura no ponto mais crítico desse trecho, elevando os níveis de segurança e reduzindo as incertezas principalmente em anos que temos eventos climáticos extremos que aceleram o assoreamento. São 1.650 metros que passarão de 200 para 225 metros de largura. Como isso, vamos reduzir o tempo do avanço acelerado do assoreamento no trecho de mais risco da navegação”, .
  Produtividade –  De acordo com o departamento de operações da Appa, a ampliação trazida pela Portaria de número 080/12, da Capitania dos Portos, vai melhorar a produtividade do Terminal de Contêineres de Paranaguá. Os navios de contêineres com até 306 metros passam a entrar e sair do canal a qualquer hora, da noite e do dia. E os navios com até 335 metros passam a acessar o Porto de Paranaguá, durante o dia, possibilitando que o porto passe a atender aos chamados super navios.
  Expectativas – Segundo o diretor comercial do porto, Lourenço Fregonese, com as novas condições de navegação e operação do Terminal de Contêineres, o porto de Paranaguá se tornará ainda mais competitivo permitindo operações mais eficientes aos usuários do Porto de Paranaguá. Um navio de 335 metros tem capacidade para mais de oito mil contêineres (TEUs). Em média, os navios que operam em Paranaguá têm até 290 metros de comprimento e capacidade de cinco mil contêineres.
Fonte/Fotos: APPA Portos do Paraná