A movimentação de veículos no Porto de Paranaguá deve
crescer em 83% ao longo de 2017, de acordo com a previsão de importação e
exportação dos operadores portuários. A previsão é de que 163 mil veículos
embarquem ou desembarquem no porto – o que representa um acréscimo de 73 mil
unidades em relação aos 89 mil carros previstos até o final de 2016.
Este aumento pode ser ainda maior, já que o volume de carga
é planejado com base na previsão de produção pelas montadoras brasileiras e mercado
interno, com a possibilidade de que novos contratos de importação e exportação
sejam firmados.
INVESTIMENTO E CONFIANÇA - O aumento no volume operado é
resultado dos investimentos feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e
Antonina (Appa) e na confiança do setor produtivo na eficiência dos portos do
Paraná. “O mercado externo está muito atrativo para as montadoras por conta do
câmbio e da situação econômica global. O Porto de Paranaguá está preparado para
atender este mercado prontamente”, afirma o secretário de Infraestrutura e
Logística, José Richa Filho. “Por isso, a previsão de movimentação deste tipo
de carga só cresce”, ressalta.
No primeiro semestre deste ano, foram inaugurados os novos
dolfins, que são berços exclusivos para o embarque e desembarque de veículos.
Com as estruturas, a movimentação deste tipo de carga fica mais eficiente,
reduzindo o tempo de espera e o custo da operação. Foram investidos R$ 60
milhões nesta obra.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta
que em 2016, até o momento, já foram movimentadas 69 mil unidades de veículos
comerciais e para o final do ano está prevista a operação de mais 19 mil
unidades.
“Somente nos primeiros nove meses do ano, as exportações de
veículos pelo porto tiveram um aumento de 103%, se comparado ao mesmo período
do ano passado”, informou Dividino. Em 2015 haviam sido exportadas 28,4 mil
unidades entre os meses de janeiro e setembro. Já em 2016, o número de unidades
exportadas saltou para 56,8 mil no mesmo período.
EXPERIÊNCIA – O aumento no comércio exterior de carros por
Paranaguá também é fruto de um know-how especializado e reconhecido pela
indústria brasileira de veículos. “Temos uma experiência vasta neste tipo de
operação, que é muito delicada. É preciso ter mão-de-obra capacitada e treinada
para garantir avaria zero nas operações, já que o mercado é muito exigente no
que diz respeito a estas cargas”, completou Dividino.
Exemplo disso, é que, além de ser a principal porta de saída
das montadoras instaladas no Paraná, o Porto de Paranaguá também foi o
escolhido para operar um lote de exportação de 10 mil BMW, que tem fábrica em
Araquari, em Santa Catarina, a 200 quilômetros de distância do porto.
Fonte/fotos: APPA Portos do Paraná
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