terça-feira, 17 de julho de 2012

Chega a Paranaguá Navio que fará a dragagem do canal de Paranaguá

A draga Xin Hai Feng, que fará a dragagem dos pontos críticos do canal de acesso aos portos paranaenses, chegou desta segunda-feira (16) a Paranaguá. Vinda de Santos, a draga começará a trabalhar imediatamente após a inspeção da Marinha e liberação de documentação, que serão realizados ainda durante esta tarde. O superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, disse que a draga vai trabalhar em consonância com a praticagem, de modo que a operação do equipamento não interfira na entrada e saída de navios do canal. “Esta é a primeira etapa de um grande programa de dragagem que resgatará as condições técnicas necessárias para a navegação em um canal de acesso seguro”, afirmou. A draga iniciará os trabalhos na área externa, próxima à Ilha do Mel, nas imediações das bóias 3 e 4. A distância entre a área a ser dragada neste primeiro momento e a área de despejo do material retirado do fundo do canal é de duas horas, aproximadamente. O equipamento fará de cinco a seis viagens por dia. TRABALHO – A draga utiliza um sistema de dutos que são baixados até o fundo do canal e fazem a sucção do material a ser dragado. Tudo é comportado nos porões da embarcação, que tem uma capacidade de cisterna de 17 mil metros cúbicos. Uma vez cheia, a draga viaja até a área de despejo e abre a cisterna para depositar o material recolhido. Trabalham a bordo da draga 32 pessoas, entre as quais 12 brasileiros. O trabalho foi dividido em dois lotes e compreende a dragagem do Canal da Galheta, partes da bacia de evolução e o acesso ao Porto de Antonina, num total de 3,5 milhões de metros cúbicos a serem dragados. A obra custará R$ 37 milhões e será paga com recursos próprios da Appa. O prazo de execução é de seis meses.
A dragagem tem por objetivo remover o assoreamento em pontos críticos do canal de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina, de forma a manter as profundidades previstas de: 15 metros no trecho Alfa, 13,5 metros no trecho Bravo 1 e 13 metros no trecho Bravo 2, previstos neste primeiro lote. Fonte: Appa Fotos: Arnaldo Alves - ANPr