terça-feira, 19 de julho de 2011

Família Schürmann encontra submarino nazista naufragado em SC

Após dois anos de muita pesquisa e procura, Vilfredo Schürmann anunciou que o submarino U-513 foi encontrado em mares catarinenses – mais precisamente a 75 metros de profundidade na região do litoral norte. A informação veio via satélite diretamente do veleiro Aysso.
Pelo menos dez embarcações afundaram na costa brasileira durante a Segunda Guerra Mundial enquanto tentavam abater os inimigos. O tal submarino nazista, conhecido como Lobo Solitário, naufragou no dia 19 de julho de 1943. Documentos antigos informavam as coordenadas do naufrágio.
Quando o patriarca da família Schürmann ouviu a história pouco conhecida do tal Lobo Solitário, ele decidiu participar desta “caça ao tesouro” e formou uma espécie de força-tarefa, formando uma parceria entre o Instituto Kat Schürmann e a Univali.
O U-513 pertenceu a Friedrich Fritz Guggenberger, capitão condecorado por Hitler com a Cruz de Ferro, mas a competência do militar não bastou para agüentar as bombas de um hidroavião americano o PBM-3 pilotado por Roy Seldon Witcomb.
Fonte: G1

Baía de Paranaguá vista do céu

A paradisíaca Ilha do Mel
Munícipio de Pontal de Paraná, Paranaguá fica bem ao fundo
Ilha do Mel
Canal da Galheta
Fotos:Techint