sexta-feira, 27 de julho de 2012
Vale Beijing volta ao serviço
O Vale Beijing, um dos maiores navios do mundo, está de volta ao serviço sete meses depois de ter sido danificado durante o carregamento em Ponta da Madeira (MA). O retorno acontece em meio a indícios de que a China planeja no futuro permitir a atracação de navios do mesmo porte em seus portos.
Em 6 de dezembro, um acidente no porto brasileiro de Ponta da Madeira foi um grande revés para Vale em sua campanha para reduzir os custos de frete para a China com uma frota sem precedentes de 35 Valemax, categoria de navios extra-grandes.
Os armadores chineses temem que os navios da Vale inviabilizem seu negócio e usaram o incidente para fazer lobby com sucesso de Pequim proibir as embarcações, devido a preocupações de segurança e sua ameaça potencial para a indústria marítima nacional.
O Ministério dos Transportes da China aprovou em maio planos para construir berços para navios de minério de ferro de até 400 mil toneladas, uma indicação de Pequim pode, eventualmente, levantar a proibição de navios da Vale.
O Vale Beijing deve chegar ao porto brasileiro de Ponta da Madeira em 8 de agosto, depois de concluídos os reparos em um estaleiro sul-coreano. A razão para o acidente ainda está pouco clara.
“Vale Beijing" passou por reparos e inspeção entre abril e final de junho e agora está funcionando perfeitamente”, disse um porta-voz da STX Pan Ocean, que deverá entregar seis mega navios até o final de 2013.
A proibição da China forçou a Vale a transportar minério de ferro para a China através de um hub de transbordo, nas Filipinas. A Vale também vai abrir um hub na Malásia em 2014 e está considerando projetos na Coreia do Sul e Japão.
Fonte: Informativo dos portos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
do texto original = "Vale Pequim" .... kkk, que navio é esse ??? kkkkk
ResponderExcluir