sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Doações humanitárias são embarcadas pelo Porto de Paranaguá

Estão sendo embarcadas pelo Porto de Paranaguá, para a Coréia do Norte, 17 mil toneladas de milho que estão sendo doados pelo governo brasileiro. A medida integra uma ação do Ministério das Relações Exteriores e vem atender uma lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, de assistência humanitária internacional.
Para ajudar na ação do Governo Federal, o Porto de Paranaguá deu preferência de atracação para o navio – por se tratar de carga humanitária – e isentou a cobrança da tarifa Inframar que incidiria sobre a carga. Os sindicatos dos Estivadores e Arrumadores também não cobraram a operação destas mercadorias. De acordo com informações da Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores, o Porto de Paranaguá foi o primeiro porto brasileiro a deixar de cobrar a tarifa sobre a operação das cargas doadas, além de dar preferência na atracação do navio.
As cargas que estão sendo doadas pelo Governo Federal estão nos estoques públicos e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é quem está gerenciando a doação destes alimentos. Já foram doados arroz, feijão e milho.
A Presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei, em 20 de junho de 2011, que autoriza a doação de estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional. Países da África, América Central e da Ásia estão sendo beneficiados.
No último sábado, foram embarcados por Paranaguá 11 mil toneladas de milho com destino à Somália. Além do milho, estão sendo doados grandes bolsões (big bags) para viabilizar o desembarque destas mercadorias, uma vez que os portos que receberão os grãos não possuem equipamentos adequados de desembarque.
Os embarques humanitários em Paranaguá tiveram o apoio da Assessoria Sindical da Appa, Praticagem, dos sindicatos da Estiva e dos Arrumadores e das empresas Interalli, Cotriguaçu, AGTL, Compacta e Tibagi.




Fonte/fotos: Appa

Um comentário:

  1. brincadeira isso, uma grande parte dos brasileiros em situação de miserabilidade e o governo doando estoques públicos; ah,tá,isso é muito interessante para as políticas de preços, antigamente queimavam café...agora, para manter o preço mais alto artificialmente, o governo usa os estoques para parecer bonzinho...FALA AÍ,PO,O REAL INTERESSE...ISSO TA IGUAL ARTISTA MILIONÁRIO GRINGO QUE DOA QUANTIDADES VULTOSAS DE DINHEIRO PARA ESCAPAR DO IMPOSTO DE RENDA...E PARECER ATO DE BONDADE

    ResponderExcluir