domingo, 22 de maio de 2011

Lanchas de praticagem

Lanchas
Uma das mais importante embarcação no meio marítimo são as lanchas de praticagem, são elas as responsáveis para fazer o transporte do prático (Pilot) a bordo dos navios e vice-versa.

Lancha de Praticagem Características Essenciais
A lancha de prático deve possui características de manobrabilidade, estabilidade e potência de máquinas que lhe possibilitem efetuar o transporte do Prático e a aproximação para transbordo (lancha-navio-lancha) com segurança.

Identificação Visual
O casco da lancha é pintado de vermelho e a superestrutura de branco. Na superestrutura, por bombordo e por boreste e por ante a ré do acesso a cabine de governo, está pintada a letra P, que significa Prático (Pilot).
Dotações
a) Navegação
- Radar
- GPS
- Ecobatímetro
- Agulha magnética
- Cartas Náutica da jurisdição da ZP
- Régua paralela, compasso
- Binóculo
b) Comunicações
- HF multifreqüencial (opcional)
- VHF fixo com chamada seletiva digital
- VHF portátil
c) Publicação e Quadros
- RIPEAM
- Quadro de Regras de Governo e Navegação
- Quadro de Luzes e Marcas
- Quadro de Sinais Sonoros e Luminosos
d) Salvatagem
- bóia salva-vidas com lanterna
- balsa inflável classe I ou II
- coletes salva-vidas
Características Principais da Lancha Padrão
- comprimento total - 11 a 13m
- comprimento entre perpendiculares - 8 a 10m
- boca - 4 a 5m
- calado médio - 0,60 a 0,80m
- calado máximo - 1m
- deslocamento - 7000 a 9000Kg
- propulsão - 2 motores diesel de no mínimo 240Hp de potência cada um, dois eixos e dois hélices.
Em condições de navegação em hidrovia a faixa de calado médio poderá ser modificada a critério do Representante Regional da Autoridade Marítima.
Emprego
A lancha é de uso específico do Serviço de Praticagem. Entretanto poderá ser empregada em outras atividades quando requisitada pela Autoridade Marítima, em ações de socorro e salvamento e/ou fiscalização do tráfego aquaviário. Poderá ainda realizar serviços outros indenizáveis, tais como transporte de tripulantes, de técnicos contratados para trabalho a bordo e do Agente de Navegação. Os valores desses serviços serão acordados entre as partes.

Dotação de Lanchas
O número de lanchas será fixado a critério da associação de praticagem ou de outras que forem homologadas a prestar o serviço à praticagem, com a obrigatoriedade de estarem prontas para atender às solicitações permanentemente (24h p/dia).

Tripulação
Os tripulantes das lanchas de prático recebem treinamento para as fainas de embarque e desembarque dos Práticos, de forma a aprimorar seus condicionamentos nas eventuais situações de emergência e, na adoção de medidas preventivas de acidentes.
O Cartão de Tripulação de Segurança (CTS) da lancha é composto de um Marinheiro de Convés (MNC) e um Moço de Convés (MOC). Os tripulantes deverão possuir os seguintes cursos:
- Sobrevivência Pessoal - ESPE;
- Combate a Incêndio - ECIN; e
- Primeiros Socorros - ESPO.
Após as tripulações estarem adestradas, é solicitado ao Representante Local da Autoridade Marítima a avaliação de suas habilitações operacionais.
Fonte - CONAPRA

Santos - Foto rafael Ferreira Viva

Vitória - Foto Érick Azevedo

Manaus - Foto Proa

Paranaguá - Foto Cleverson P. de Paula

Rio Grande - Foto Marcelo Vieira

Um comentário:

  1. olá cleverson, como está? só pra constar q essa foto não é minha, e sim do amigo marcelo vieira.
    eu estou pilotando no flybrige, rsrsrs.

    abraços, patrick picaluga

    www.naviosemriogrande.blogspot.com

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