quinta-feira, 3 de maio de 2012

Porto de Paranaguá terá terceiro berço para contêineres

O governador do Paraná e a direção do Terminal de Contêiners de Paranaguá (TCP) anunciaram em Curitiba, a construção de mais um berço de atracação no terminal de contêineres de Paranaguá. Serão construídos 315 metros de cais aumentado para três berços de contêineres mais a rampa para navios PCTC, que permitirão a ampliação da capacidade operacional do terminal para 1,5 milhão de contêineres por ano, a partir de 2013. As obras terão início imediato, com prazo de conclusão de 14 meses. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de instalação para o início da obra. A autorização foi obtida após a realização de um estudo de impactos ambientais (EIA-RIMA), atendendo a todas as exigências do Ibama e das entidades responsáveis.
CRESCIMENTO – A ampliação do terminal de contêineres faz parte de um plano de investimentos iniciado pelo TCP em 2011, que abrange também a compra de equipamentos e a melhoria dos processos do terminal. A empresa estima realizar um investimento de R$ 250 milhões. Com novos equipamentos já em funcionamento a produtividade do TCP passou de 35 mph (movimentos por hora/navio) para mais de 60 mph neste mês de abril, possibilitando um crescimento na movimentação de 16% em relação ao primeiro trimestre de 2011. Com a modernização dos equipamentos, a expectativa é passar de uma média de 800 mil TEUs/ano (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), movimentados em 2011, para 1,2 milhão de contêineres, ainda em 2012. Com a implantação do terceiro berço, a capacidade do TCP deve chegar em 1,5 milhão de TEUs/ano em 2013, com perspectiva de dobrar a capacidade atual de receber navios, que é de 850 embarcações por ano.
Fonte/fotos: Appa Portos do paraná

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Governo contrata dragagem do canal de acesso aos portos paranaenses

O governador Beto Richa homologou a licitação aberta pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para as obras de dragagem dos pontos críticos do Canal da Galheta, que dá acesso aos dois terminais portuários. foi assinado o contrato com a empresa DTA Engenharia, que venceu a licitação. A empresa tem até 45 dias para mobilizar o equipamento e dar início aos trabalhos, que tem duração prevista de seis meses. O preço inicial máximo previsto para o serviço de dragagem era de R$ 45 milhões. Seis empresas apresentaram propostas e o preço final estabelecido pela vencedora teve uma redução de 20%, ficando em R$ 37 milhões. As obras estão divididas em dois lotes e compreendem a dragagem do Canal da Galheta, partes da bacia de evolução e o acesso ao Porto de Antonina, num total de 3,5 milhões de metros cúbicos a serem dragados. FASES - Esta dragagem é a primeira de três fases do programa de manutenção dos canais de navegação dos Portos do Paraná. A segunda fase será a contratação de serviços de manutenção continuada por 60 meses, evitando assim riscos e restrições à navegação. De acordo com o executivo, a DTA é também a responsável pela maior obra do plano nacional de dragagem, que acontece no porto de Santos, onde o cronograma está bastante adiantado. Fonte/foto: APPA

quarta-feira, 25 de abril de 2012

CS Chara

CS Chara IMO:9320295 Bandeira: Bahamas Tipo: Graneleiro Ano de Construção: 2006 Comprimento: 179 m Boca: 28 m Tonelagem bruta: 19.918, Porte Bruto: 30634 t Velocidade registada (Max / Média): 12 / 11,7 nós Fotos: Cleverson P. de Paula

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mais um gigante da Maersk em Paranaguá

Desta vez é o "Maersk Leon" que faz sua primeira escala em Paranaguá, pertence a mesma classe do "Maersk Lota" recebido na semana passada no TCP. Ambos tem o recorde em capacidade de contêineres transportados, também um grande deferencial é o tamanho da super estrutura. O "Maersk Leon" tem previsão para desatracação e fundeo para o final da tarde de hoje.

terça-feira, 17 de abril de 2012

"Maersk Lota" e "Maersk Brooklyn" primeira escala em Paranaguá

Mais dois gigantes fazem escala em Paranaguá pela primeira vez. O primeiro novinho em folha, é o "Maersk Lota" com 299,90 metros de comprimento e 45,2 metros de boca é recordista absoluto em capacidade de contêineres transportados, são 8,700 teus, sendo 1.700 reefers. O "Maersk Lota" se encontra atracado no TCP e deve movimentar cerca de 1.116 teus entre carga e descarga, o navio procede de Santos, depois segue para Itapoá.
J
Já o segundo navio é um pouco mais velhinho, trata-se do "Maersk Brooklyn", também com seus respeitosos 294,2 de comprimento e 32,2 metros de boca, mas tem a capacidade um pouco mais modesta de 4,300 contêineres transportados. "Maersk Brooklyn" já se encontra fundeado na barra de paranaguá ainda sem previsão para atracar.
Fotos: Maeesk Lota - Rafael ferreira Viva
Maersk Brooklyn - Frank mercier

domingo, 15 de abril de 2012

Equipamentos portuário (Portêiner)

Sem dúvida a ferramenta mais importante de um terminal de contêineres é o Portêiner. Encarregado de fazer carga e descarga dos navios com a máxima agilidade e sem perder tempo algum. Os três tipos básicos de Portêineres em operação  serão listados nesta postagem junto com sua capacidade.
Panamax: 13 contêineres de largura ou 40 m de boca
Post-Panamax: 17 contêineres de largura ou 48 m de boca
Super Post-Panamax: 18 a 22 contêineres de largura ou 62 m de boca

Portêineres em operação no Brasil

No Brasil, 14 terminais operam com esse tipo de equipamentos, abaixo todos ilustrados e a quantidade em operação.
Tecon de Suape : 6 Portêineres,sendo 2 Super Post-Panamax ZPMC, 2 Post-Panamax e 2 Panamax,
Tecon de Salvador : 6 Portêineres,sendo 3 Super Post-Panamax ZPMC e 3 Panamax
Terminal de Vitória TVV : 3 Portêineres Panamax ZPMC
Libra Rio Terminais: 5 Portêineres,sendo 3 Post-Panamax ZPMC e 2 Panamax
Fotos: 1: Chico Ludermir
          2: Josemar Sousa Santos
          3: Erick Azevedo
          4: Libra Rio terminais