quinta-feira, 31 de março de 2011

Maestra Atlântico pronto para entrar em operação

Após meses em reparo, o lendário Lloyd Atlântico, agora sob a armação da Maestra Navegação e Logística, empresa do Grupo Triunfo, está pronto para operar.
Foram meses selecionando a tripulação a dedo e após a Prova de Mar realizada na mês passado e vistoria feita pela Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, a empresa aguarda somente a emissão do CTS (Cartão de Tripulação de Segurança), para que o navio zarpe para Navegantes, onde iniciará de fato suas operações.
A embarcação encontra-se fundeada na área 6 do Rio de Janeiro e todos estão muito felizes e satifeitos com o resultado da docagem feita, que “ressuscitou” um dos navios mais conhecidos do antigo Lloyd Brasileiro.
É a Maestra começando sua atuação na Cabotagem e vindo para brigar com os players nacionais no transporte de contêineres.





Texto por Rodrigo Cintra
Fotos: Rogério Cordeiro

terça-feira, 29 de março de 2011

Hs Wagner





Fotos: Cleverson P. de Paula
HS WAGNER
Número IMO: 9436472
Primeiro nome: HS WAGNER
Bandeira: Libéria
Proprietário: Hansa Treuhand
Operador: MOL
Ano de conclusão: 2008
Estaleiro: Shanghai Chengxi Shipyard, na China
Número quintal / casco: 1132
Projeto do motor: B & W
Tipo de motor: 7K90MCC
Saída de potência (kW): 28,834
Velocidade máxima (KN): 23,4
Comprimento total (m): 231,00
Boca (m): 32,20
Calado máximo (m): 12,00
TEU capacidade máxima: 3554
Capacidade TEU de 14t: 2353
Contêineres reefers: 500
Porte bruto (ton): 41,500
Arqueação bruta (ton): 35,697
Ex nome: MARUBA AMÉRICA




Fotos: Cleverson P. de Paula




Fotos: Cleverson P. de Paula

sábado, 26 de março de 2011

Navios atracados em Paranaguá hoje 27-03-2011

APELLIS imo9467976 - Berço-Az1

STAR VEGA imo8307416 - Berço-Az2

Fotos:
Apellis: Walsha
Star Vega: Ilhan Kermer
IMPERIUS imo9159062- Berço-Az3,4

DA BAK SOL imo8882155 - Berço-Az5

COUGA imo9414905 - Berço-Az10,11

ARISTEAS P imo8315918 - Berço-Az12

YASA TEAM imo9296250 - Berço-Az13

Fotos:
Imperius: Daniel Ferro
Da Bak Sol: Rafael Ferreira Viva
Couga: Captain Ted
Aristeas P: Leonardo de Carvalho
Yasa Team: Manuel Hernandes
AN HO imo9290713 - Berço Az-14

ALGARROBO imo9399789 - Berço Az-15




MOL DOMINANCE imo9478494 - Berço Az-16

LIVRAMENTO imo8617108- Berço Petrobrás

INCE KARADENIZ imo9446192 - Berço Fospar

Fotos:
An Ho: Sammi Anthens
Algarrobo: Jan Svendsen
Mol Dominance: West-Jp
Livramento: Rogério Cordeiro
Ince Karandeniz: Giorgos Tsampazis

sexta-feira, 25 de março de 2011

Guerreiros em seu descanso merecido





Fotos: Cleverson P. de Paula

1000 Acessos

Quando criei este blog, não imaginava que seria tão bem aceito, agora vejo que meu sonho esta dando certo. Hoje chegou a 1000 acessos, é claro que vai demorar muito para os 20520 dos meus amigos do Shipslovers, ou os 46870 também do meu amigo Rafael do Shipssantos, mas para mim já significa muito, um incentivo a mais para continuar buscando notícias e novidades.
obrigado a todos.
Cleverson P. de Paula.

Operação Unitas da Marinha não será mais realizada em Paranaguá

O Porto de Paranaguá estava designado para servir como base para a edição de 2011 da Operação Unitas, uma das mais antigas operações multinacionais do mundo que tem como objetivo estreitar os laços entre as Marinhas do continente americano. No entanto, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, conseguiu junto à Marinha do Brasil a transferência da Operação para o Porto do Rio Grande, com o objetivo de não prejudicar o escoamento da safra de grãos em Paranaguá.
O pedido foi feito levando em conta que o acesso ao porto ficou limitado nas últimas semanas em função das fortes chuvas que destruíram parte da BR-277. Fora isso, os embarques de granéis vêm sendo prejudicados na cidade pelos longos períodos de chuva, atrasando o embarque de mercadorias.
“O Capitão de Mar e Guerra demonstrou grande solidariedade e respeito à comunidade portuária parnanguara ao permitir a transferência desta atividade para outro porto. Paranaguá tem sofrido com as chuvas que impedem a operação de navios graneleiros e também prejudicaram o acesso rodoviário e ferroviário. A cessão de berços no nosso porto num momento como este para a realização da operação seria complicada e o Capitão mostrou-se sensível à situação”, afirmou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.
A edição 2011 da Unitas será realizada entre os dias 2 e 12 de maio, no Porto do Rio Grande (RS).






Fotos:APPA

domingo, 20 de março de 2011

Porto de Paranaguá completa 76 anos






A história do Porto de Paranaguá demonstra sua importância estratégica para a economia de Paranaguá, do Paraná e do Brasil. No princípio, com os ciclos da erva mate, da madeira, do café. Depois vieram os granéis e a movimentação gerada pelo agronegócio. Hoje, o porto contribui para a receita do estado e do País, com movimentação de granéis, contêineres, veículos, fertilizantes e congelados.
Nestes 76 anos de história, o desenvolvimento dos portos foi impulsionado pelo trabalho e dedicação de toda a comunidade portuária que sempre lutou para o crescimento do porto.
Neste aniversário, comemoramos a projeção de um futuro ainda mais promissor, com o compromisso e empenho do governo do estado em transformar, ampliar e modernizar o nosso porto. Vamos superando as dificuldades, vencendo os desafios e buscando melhorar ainda mais.
Parabéns ao Porto de Paranaguá, aos trabalhadores portuários, à comunidade portuária representada pelos exportadores, importadores, operadores portuários, praticagem, prestadores de serviços, autoridades intervenientes e a todos aqueles que permitem com que o Porto de Paranaguá continue sendo um dos mais importantes do Brasil.

Airton Vidal Maron
Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina
Fotos: APPA

História do Porto de Paranaguá






O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”.
Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infra-estruturas portuárias da América Latina. Operando com 20 berços de atracação, sendo que mais dois serão contruídos, totalizando assim 22 berços. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.
No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.

Fonte: APPA
Fotos: Arquivo APPA